Redução de gastos, transparência e modernização são destaque em gestão da Câmara Municipal de Quatro Barras

Foto: Divulgação/PMQB

Com o final de 2022, a atual gestão da Câmara Municipal de Quatro Barras completa dois anos de atividade – o que se refere à metade do período completo. Com isso, já é possível ter um breve relatório das principais atividades realizadas pelo Poder Legislativo durante o período comandado pelo presidente da Casa, o vereador Eduardo José Lago (Dudu).

Economia de R$ 1,8 milhão para Quatro Barras

Medida essencial para a economia do orçamento público, o repasse da Prefeitura Municipal foi diminuído de 7% para 5%, gerando uma economia mais de R$ 1.800.00,00 por ano para o poder executivo.

Redução no valor das diárias

O valor das diárias foi alterado para o mínimo aprovado por lei, representando uma redução total 101% – sendo, 44% para viagens acima de 100 km do limite de Quatro Barras; 37% para viagens internacionais; e 20% para Curitiba e RMC. A ação diminui os custos externos da Câmara e possibilita o remanejamento do orçamento de forma mais efetiva.

Programa Interlegis

Foi implementado na Câmara o Programa Interlegis, ferramenta que mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e informatiza o Processo Legislativo sem custos financeiros para a Casa. Com isso, foi feita uma economia de R$ 2.800,00 no orçamento mensal, totalizando um corte de gastos de mais de R$ 33 mil ao ano.

Plotagem dos veículos oficiais

Os veículos oficiais da Câmara foram plotados com o objetivo de facilitar a identificação e fiscalização do uso por parte da população.

Repasse de veículos para a Prefeitura Municipal

A Câmara Municipal fez o repasse de dois veículos à Prefeitura Municipal de Quatro Barras. Após a verificação da necessidade de uso dentro da Casa, o legislativo optou por destinar os carros para auxílio no atendimento da população pelas Subprefeituras da Borda do Campo e do Jardim Menino Deus.

Criação da Procuradoria da Mulher

A Procuradoria da Mulher foi criada com objetivo de assegurar os direitos das mulheres do município por meio de atendimento presencial na Câmara Municipal. Uma equipe foi destinada para tratar de cada caso individualmente, encaminhando para a organização responsável conforme a necessidade.

Abertura da Câmara para eventos

A Câmara cedeu seu espaço físico para eventos populares, visando um aproveitamento mais benéfico do ambiente por parte da população. Os eventos podem devem ser agendados previamente e ocorrer conforme a agenda do legislativo.

Criação de Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo foi criada para promover a capacitação técnica e profissional dos servidores por meio de cursos, oficinas e orientações que ampliam sua formação em assuntos pertinentes à Casa.

Modernização do Sistema de Transmissão

Outra medida a favor da transparência foi a modernização das sessões parlamentares. Um sistema técnico reconhecido pelo Tribunal de Contas do Estados (TCE) foi instalado para transmissão ao vivo dos encontros semanais, além do arquivamento dos vídeos no canal do YouTube da Câmara, possibilitando aos moradores acesso vitalício ao conteúdo discutido.