Jovem cantora de Quatro Barras recebe título de reconhecimento na Câmara

A cantora quatrobarrense Giulianna Zanchettin de Lima foi homenageada durante a primeira reunião da Câmara Municipal de Quatro Barras, em 2022. A sessão realizada nesta segunda-feira (21), concedeu a artista uma Moção de Aplausos. A honraria foi proposta pelo vereador Kayo Augustus e obteve aprovação de todos os parlamentares da Casa de Leis.

O título foi entregue em reconhecimento a jovem musicista, que desde criança manifesta o dom de encantar o público com a sua voz. Giulianna, hoje aos 16 anos de idade, por influência da família, segue com rigor os costumes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Logo que começou a contagiar a todos ao redor com o seu talento, Giulianna passou a participar de festivais, iniciando suas apresentações e se destacando em eventos marcados pela cultura gaúcha – a qual é muito presente, inclusive, na região de Quatro Barras.

HISTÓRIA – Apesar da pouca idade, a jovem artista já acumula importantes experiências e prêmios, além de uma biografia admirável. Por parte de mãe, Giulianna é neta do saudoso Vilson Zanchettin – conhecido por suas trovas e o talento nato para o preparo de um churrasco fora do comum. Desde o início dos anos 70, um dos primeiros moradores do bairro Jardim Menino Deus, casado com Maria Sirlei Zanchettin, que foi vereadora em Quatro Barras e até hoje a única mulher a presidir o Poder Legislativo do município.

A família Zanchettin é natural de Vacaria, cidade da serra gaúcha. As raízes da cultura até hoje são preservadas pelos descendentes e o vínculo junto ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência Santa Mônica, em Colombo, é um dos elos que mantém os costumes vivos.

CARREIRA – Em 2015, na cidade de Cascavel, Giulianna participou na categoria de intérprete solista vocal e declamação mirim. Foi sua primeira apresentação pública.

Já no ano seguinte, em 2016, foi campeã do FEPART – Festival Paranaense de Arte e Tradição em Pato Branco, na categoria intérprete solista mirim.

No mesmo ano, a artista concorreu pela primeira vez ao título de prenda do CTG Querência Santa Mônica, em Colombo, obtendo a classificação em segundo lugar como prenda mirim.

Em 2017, foi bicampeã paranaense no FEPART, em Francisco Beltrão, participou da CampinFest, em Campina Grande do Sul obtendo a segunda colocação na categoria em que concorreu e como candidata no festival Canta Quatro Barras foi classificada em terceiro lugar.

Ainda em 2017, Giulianna alcançou o primeiro lugar na categoria intérprete solista vocal como prenda mirim no FENART – Festival Nacional de Arte e Tradição – no município de Querência, estado do Mato Grosso.

Em 2018, os resultados foram outra vez satisfatórios. A jovem talentosa participou novamente do festival Canta Quatro Barras, conquistando a posição máxima. No FEPART, retornando a Cascavel, trouxe de lá a segunda colocação. Neste mesmo ano, Giulianna concorreu a categoria de prenda juvenil no CTG Querência Santa Mônica, onde recebeu a primeira colocação.

E a sequência de títulos e conquistas da artista não para. No ano de 2019 participou do FEPART, em Quedas do Iguaçu, conquistando o primeiro lugar na categoria de intérprete solista vocal prenda juvenil. No mesmo período, a cantora participou do Concurso de Prendas e Peões Birivas da 1ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, tornando-se a 1ª prenda juvenil da competição.

E neste ano de 2022, com a flexibilização sanitária em meio ao cenário de pandemia, Giulianna concorreu  no Concurso Estadual de Prendas e Peões Birivas, conquistando novamente o título de 1ª prenda juvenil do MTG do Paraná.

Atualmente, Giulianna acumula 12 troféus de declamação e 20 troféus de intérprete solista vocal.

Nesta segunda-feira (21), durante a solenidade de entrega da Moção de Aplausos, a artista esteve o tempo todo acompanhada de seus pais, Idair de Lima e Andrea Zanchettin de Lima, da avó Maria Sirlei Zanchettin, do tio Giovanni Zanchettin e do músico instrumentista Rui Brum, que fornece todo o suporte de arranjo em suas apresentações.