Plenário da Câmara vira palco de teatro de sombras para crianças

Cerca de 400 crianças de Quatro Barras lotaram o plenário da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (22) e na manhã desta quarta-feira (23) em comemoração ao momento em que já não precisam mais utilizar máscaras por conta da curva de desaceleração da pandemia do coronavírus. Momento digno de celebração da vida contemplando a arte.

Alunos das turmas do 4º e 5º ano das escolas municipais Devanira Ferreira Alves, João Curupaná da Silva e Izair Lago, além de estudantes da escola especial Joanna Valache, foram espectadores do espetáculo ‘Menestrel conta a imigração no Paraná’, mediante iniciativa da Prefeitura Municipal de Quatro Barras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Segundo o diretor da Companhia Karagowzk, Marcello Andrade, a proposta é levar, principalmente ao público infanto-juvenil, referências sobre a identidade cultural do povo paranaense. “O Paraná é um verdadeiro caldeirão cultural, formado a partir da vinda de imigrantes de diversas etnias que trouxeram para cá tradições, gastronomia, religiosidade, trejeitos, arquitetura e uma série de outros elementos que possibilitaram ao estado ter referências tão diversas e ricas, dando origem a um verdadeiro sincretismo cultural”, avaliou.

OFICINA – Ao término das apresentações, uma oficina de fantoches foi ministrada aos professores das escolas municipais e também aos colaboradores da Casa da Cultura. A iniciativa possibilita aos profissionais da educação oferecer às crianças atividades que desenvolvam a expressão artística, já que os bonecos levam os pequenos estudantes para o mundo da imaginação e do faz-de-conta.