Câmara sedia encontro para impulsionar empreendedorismo de jovens de Quatro Barras

Alunos do 3º ano do Ensino Médio dos colégios estaduais Arlinda Ferreira Creplive, André Andreatta e Elias Abrahão, tiveram a oportunidade, na quarta-feira (8), de absorver experiências de empreendedores que atuam na região de Quatro Barras.

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado. Com o tema “Jovens Empreendedores”, convidados com vivência nos mais diversos segmentos de atividades econômicas, compartilharam com os estudantes suas histórias. Não apenas de sucesso, mas também de frustrações e superação.

O presidente da Câmara Municipal, Eduardo José Lago (Dudu), revelou a sua alegria ao recepcionar o público. “É uma satisfação imensa ver este plenário cheio de pessoas que sonham com uma vida melhor. A preocupação com o futuro passa pelo olhar dos jovens”.

Lago lembrou de sua formação na escola pública, no colégio estadual Arlinda Ferreira Creplive, onde mais tarde também veio a lecionar matemática. “Graças a este primeiro passo, tive o privilégio de ser professor também para estudantes universitários”, mencionou Lago.

A organização do evento partiu do vereador Anderson Mendonça (Rato). “Se com este evento ajudarmos ao menos um jovem em sua trajetória como empreendedor, podemos entender que já valeu a pena a ideia”, disse o parlamentar. “Também é muito importante reforçar que graças a importância do tema trazido no plenário neste dia, a maioria dos jovens aqui presentes tiveram a chance de vir até a sede do Poder Legislativo pela primeira vez”, lembrou o vereador.

O vereador Kayo Augustus Santos, também egresso do ensino público, fez questão de chamar atenção para um ponto muito importante, comum ao que a maioria dos jovens e adolescentes ouvem de seus pais. “Não desperdicem oportunidades”, frisou o primeiro-secretário da mesa diretiva do Poder Legislativo.

Segundo a diretora do colégio estadual Arlinda Ferraira Creplive, professora Rosiangela Luchese de Seabra Santos, a iniciativa ajuda na motivação dos alunos. “É uma forma de fazer os estudantes entenderem na prática como é empreender. Um tema cada vez mais falado e que merece ser explorado e mostrado aos jovens de uma forma didática como a que observamos neste encontro”, concluiu.

A palestra “Jovens Empreendedores” teve como mestre de cerimônias a diretora da Câmara Municipal, Luana Voudan, jovem advogada atuante no município.

Os convidados que explanaram ao público sobre suas carreiras foram Paulo Calixto, diretor da Idealize Master Crédito; Rudinei Mazepa, coordenador de vendas da Enaex Brasil e mentor comportamental; Marcus Tesseroli, ex-prefeito de Piraquara, engenheiro civil e professor de matemática; Felipe Vodan, estrategista digital e mentor em comunicação digital; Valdomiro da Cruz Junior, responsável pela Sala do Empreendedor (Sebrae) em Quatro Barras e consultor empresarial; Lucas Cruz, empresário e corretor de imóveis; Fernando Cunha, jornalista, diretor da Rádio Graciosa FM 87,9 e diretor da Câmara Municipal de Vereadores.

A palestra foi transmitida ao vivo pela página do Facebook da Câmara Municipal de Quatro Barras e pode ser acessada na íntegra, clicando aqui.